menu
APRESENTAÇÃO
DIRETORIA E COMISSÕES
TEMAS
TRABALHOS
INSCRIÇÕES
PROGRAMAÇÃO
HOSPEDAGEM
INFORMAÇÕES

PALESTRANTES

Palestrantes Internacionais

Gregory Meyer

Gregory Meyer - University of Toledo (EUA)

Interesses de pesquisa focados na avaliação de personalidade e neuropsicologia. Interessado em saber como diferentes métodos de teste se relacionam entre si e na maneira como diferentes métodos podem ser usados ​​juntos para produzir uma compreensão mais completa da pessoa que está sendo avaliada. Na avaliação da personalidade, essa ênfase diz respeito aos vínculos entre as características auto-relatadas - que avaliam principalmente a forma como as pessoas pensam de si mesmas ou como estão dispostas a se descreverem para os outros e os temas, imagens e qualidades estilísticas que são evidentes no seu comportamento real em tarefas de desempenho relevantes para a personalidade - que avaliam principalmente qualidades implícitas que podem ou não ser representadas na consciência. Também tem interesse em estratégias ideais para validar testes psicológicos e em meta-análise como forma de resumir o conhecimento. Atualmente, conduz pesquisas sobre uma variedade de projetos relacionados à avaliação clínica da personalidade, incluindo estudos sobre o Inventário de Avaliação de Personalidade e o Inventário de Personalidade Multiphasic de Minnesota, embora o maior foco sua energia seja melhorar o Rorschach como um instrumento que pode ser usado de forma válida na prática aplicada.

 

Joni L Mihura, Ph.D.

Joni L Mihura, Ph.D.

Joni L. Mihura, PhD é professor de psicologia no Clinical Psychology PhD Program na Universidade de Toledo, onde leciona no curso de graduação de Personality Assessment, Advanced Assessment, e Psychodynamic/Integrative Psychoretherapy. Dr. Mihura recebeu prêmios importantes da Society for Personality Assessment (SPA), da American Psychoanalytic Association e um premio por toda sua contribuição para com a Society for Personality Assessment..

 

Palestrantes Nacionais

Álvaro José Lelé

Álvaro José Lelé

Psicólogo clínico, psicoterapeuta, doutor em psicologia pela UFMG, mestre pela UFSC, pela Université René Descartes-Paris V em Psicologia Clínica e Patológica, Aconselhamento Clínico e Técnicas Projetivas. Membro fundador e diretor executivo da Sociedade de Avaliação psicológica de Minas Gerais- SAPSIMG. Membro fundador do Réseau Universitaire Européeen et International de Recherche « Méthodes Projectives Et Psychanalyse ». Membro professor associado do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais- LADI -Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Erika Tiemi Kato Okino

Erika Tiemi Kato Okino

Psicóloga do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Avaliação Psicológica. Membro da Diretoria da ASBRo - Primeira Tesoureira.

Lucila Moraes Cardoso

Lucila Moraes Cardoso

Professora adjunta do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Monalisa Muniz

Monalisa Muniz

Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando na graduação em Psicologia e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognitivo (Ladheco). Atual presidenta do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica-IBAP. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (gestão 2016-2019).

Paulo Francisco de Castro

Paulo Francisco de Castro

Possui Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Mackenzie (1996) e Graduação em Psicologia pela Universidade Guarulhos (1989). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté e Professor Assistente do Curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul. Presidente da Associação Brasileira de Rorschach e métodos projetivos - ASBRo (Biênio 2016-2018) e Associado Pleno da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP.

Silvana Alba Scortegagna

Silvana Alba Scortegagna

Psicóloga. Doutora em psicologia com área de concentração em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco. Fez pós-doutorado na Universidade São Francisco com período de estágio na Universidade de Denver, no Colorado, EUA. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Tem como linhas de pesquisa o Método Rorschach, Métodos projetivos/expressivos e Avaliação Terapêutica. Membro da ASBRo, do IBAP, do Therapeutic Assessment Institut, e da Society for Personality Assessment e da International Rorschach Society.

Sirlei Martins da Costa

Sirlei Martins da Costa

Ingressou na magistratura de carreira do Estado de Tocantins em 1996.
Ingressou na magistratura de carreira do Estado de Goiás em 1997.
Juíza Titular da 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Goiânia – Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
Coordenadora do Segundo Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania de Goiânia entre os anos 2013 a 2017.
Juíza Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Goiás deste 31.01.2017.
Presidente da Comissão de Magistrados de Família do IBDFAM.
Palestrante habitual e com diversos artigos publicados.

Sônia Rovinski

Sônia Rovinski

Psicóloga Forense, Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde com pós-doutorado em avaliação no contexto forense.

 

Inscrições

 

Trabalhos

 

 

Patrocínio

ESB

Hogrefe

Vetor

 

Apoio

CFP

CFP

CFP