Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos
» Notícias

NOVO - Pandemia de COVID-19 Leia cópia da carta sobre a questão do uso do Rorschach durante a pandemia COVID-19

03/02/2021

Pelo Conselho da ISR

Janeiro de 2021

Em primeiro lugar, gostaríamos de transmitir as nossas condolências a todos aqueles que perderam familiares, colegas e amigos queridos. Estamos enfrentando uma grande perda em todo o mundo. A pandemia não acabou; é uma situação contínua, e o que é pior é que ainda não sabemos quando nossa vida voltará ao normal.

Diante dessa situação, a ISR gostaria de fazer um anúncio sobre seu posicionamento em relação ao uso do Rorschach neste contexto mundial sem precedentes.

Primeiro, precisamos enfrentar o fato de que, embora a Covid-19 seja uma pandemia mundial, a situação em cada país é significativamente diferente. Alguns países estão sob severas regras de lockdown (isolamento), enquanto em outros o governo apenas solicita a autocontenção das pessoas. O impacto nas condições de trabalho dos psicólogos também é diferente. Em alguns países, a terapia presencial/face a face não é permitida de forma alguma, enquanto em outros pode ser realizado, desde que as máscaras sejam usadas e outras precauções sejam tomadas.

A ISR é uma organização internacional composta por membros de 20 países, além de membros individuais de outros 13 países. Portanto, é impossível para a ISR fazer recomendações que possam ser aplicadas a todas as situações e países nesta pandemia ou situações semelhantes. A ISR só pode divulgar um documento de sua posição reafirmando seus princípios:

1) A ISR mantém inalterada na sua posição de que os cartões originais são os únicos que podem garantir resultados válidos.

2) A aplicação remota síncrona do teste só deve ser considerada como último recurso, em circunstâncias extremas. E se o Rorschach for aplicado remotamente, esse fato deve ser mencionado pelo psicólogo com uma isenção de responsabilidade, informando que os resultados não são baseados em evidências e os dados normativos não poderiam ser utilizados.

Embora seja improvável que a Covid-19 permaneça conosco para sempre, é possível que enfrentemos alguma outra pandemia ou desafio semelhante. Acreditamos, portanto, que seria sensato para a ISR se preparar com antecedência para tal momento e começar a pesquisar sobre criação de cartões digitais e sobre como fazer testes remotos e coletar dados usando nossa rede internacional.

 

Acesse o documento original aqui

Outras informações desta seção:
CPF:
Senha:
Esqueci ou não
tenho senha
Acessar
Galeria de fotos e vídeos
Acesse também:
PePSIC
BVS-Psi
CFP
FENPB
IBAP
Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo)
Rua Visconde de Inhaúma, 468, sala 46
Ribeirão Preto - SP - CEP: 14010-100
E-mail: asbro.org@gmail.com


Facebook