TRABALHOS

Sugerimos ler atentamente as Normas para submissão de trabalhos científicos.

Data limite para submissão dos trabalhos: 01 de março de 2020

Divulgação do resultado da avaliação: 25 de março de 2020

Divulgação dos trabalhos aprovados: 20 de abril de 2020

 

TEMAS

  • Avaliação psicológica no contexto clínico;
  • Avaliação psicológica no contexto escolar/educacional;
  • Avaliação psicológica no contexto da saúde e/ou hospitalar;
  • Avaliação psicológica no contexto da orientação profissional/ vocacional;
  • Avaliação psicológica no contexto do trânsito;
  • Avaliação psicológica no contexto jurídico;
  • Avaliação psicológica no contexto organizacional;
  • Ensino e formação em métodos projetivos de avaliação psicológica;
  • Avanços no uso dos métodos projetivos de avaliação psicológica em diferentes campos de aplicação;
  • Métodos projetivos de avaliação psicológica com crianças e adolescentes;
  • Métodos projetivos de avaliação psicológica com adultos;
  • Métodos projetivos de avaliação psicológica com idosos;
  • Psicopatologia, saúde mental e avaliação psicológica.

CATEGORIA DOS TRABALHOS

  • Comunicação Oral

Trata-se de uma proposta individual de pesquisa (com introdução, método, resultado e conclusão), relatos de experiência, revisão ou discussão conceitual. Cada sessão contará com aproximadamente seis propostas diferentes. As apresentações individuais serão de 15 minutos. Ao final das apresentações individuais, haverá um tempo para debate. As sessões de comunicação oral serão estruturadas em função do conteúdo dos eixos temáticos.

  • Pôster

Deverá ser autoexplicativo e conter “introdução, método, resultado e conclusão”, obedecendo a dimensão total de 90 cm de largura x 120 cm de altura, tipo Banner (pôster com dimensões fora do padrão definido terá comprometida a sua avaliação no dia da exposição, podendo não ser afixado). Os pôsteres deverão apresentar letras visíveis a uma distância de aproximadamente 2 metros (sugestão: tamanho compatível à letra Arial 28 para o corpo de texto). O apresentador é responsável pela colocação e retirada do pôster no local da exposição, cujo espaço estará identificado, bem como pelos materiais para fixação do seu trabalho. Lembramos que os três melhores pôsteres receberão certificação de primeiro, segundo e terceiro melhor pôster do X Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos.

  • Mesa Redonda

Trata-se de proposta de um grupo de pesquisadores, agregando informações relevantes sobre eixos temáticos de investigação. Os trabalhos propostos deverão ser resultados de pesquisa (com introdução, método, resultado e conclusão). Cada sessão contará com três ou quatro participantes. As apresentações individuais serão de 15 minutos. Ao final das apresentações individuais, haverá um tempo para debate.

 

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

  • Serão aceitos trabalhos na forma de Resumos, para serem apresentados na modalidade Pôster, Comunicação Oral e Mesa Redonda.
  • A submissão dos resumos para serem apresentados na modalidade Pôster e Comunicação Oral deverão ser enviados exclusivamente por meio eletrônico pelo site https://www.asbro.org.br/congresso2020/trabalhos
  • Para submeter os resumos, será necessário que o autor responsável pela submissão do trabalho esteja inscrito no evento. O pagamento da inscrição poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo, seguindo a tabela vigente na data do pagamento. Os demais autores que se inscreverem no Congresso, não deverão reenviar o resumo já inscrito.
  • Acesse a área restrita, com o seu login e senha, cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
  • Clique no menu "Trabalho Científico".
  • Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
  • Cada autor poderá submeter até DOIS (02) resumos como autor principal, vinculados à sua inscrição. Isto é, um autor inscrito somente poderá ser responsável pela submissão de DOIS (02) resumos. Ainda que não haja limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros autores.
  • Antes de submeter o resumo, revise o trabalho com atenção. Não serão aceitas alterações após submissão do resumo
  • Ao finalizar a submissão do resumo, clique em "SAIR".
  • As submissões das Mesas Redondas deverão ser enviadas por email para (marcia.evangelista@vipbrasileventos.com.br), respeitando a data limite para envio do resumo. A confirmação do recebimento do email será em até 3 dias, caso não receba a confirmação, entre em contato pelo telefone 16.3289-5005
  • Para a apresentação e publicação do Trabalho Científico aprovado, há obrigatoriedade do pagamento da inscrição do autor que fará a apresentação do trabalho, até o dia 10 de abril de 2020. O valor do pagamento da inscrição será de acordo com a tabela vigente no ato do pagamento.

Importante: O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado.

 

INSTRUÇÃO PARA FORMATAÇÃO DOS RESUMOS - COMUNICAÇÃO ORAL e PÔSTER

  • Os trabalhos deverão versar (obrigatoriamente) sobre o tema da avaliação psicológica, COM ênfase nos métodos projetivos.
  • Serão aceitos resumos de trabalhos de investigação científica (em desenvolvimento ou concluídos), relatos de experiência, revisão ou discussão conceitual.
  • Inserir o título do trabalho (tamanho máximo de 150 caracteres), os autores e filiação institucional de cada autor nos campos corretos dos formulários online. Ou seja, estas informações não devem estar no campo destinado ao corpo do resumo, somente nos campos destinados para título, autores e filiação respectivamente. 
  • O texto do resumo deverá ter entre 2000 a 3000 caracteres, incluindo espaços e pontuação. Deve conter, obrigatoriamente: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Considerações Finais, de três a cinco palavras-chave, indicação de apoio financeiro (se houver).

 

INSTRUÇÃO PARA FORMATAÇÃO DOS RESUMOS - MESA REDONDA

  • Os trabalhos deverão versar (obrigatoriamente) sobre o tema da avaliação psicológica, COM ênfase nos métodos projetivos.
  • Serão aceitos resumos de trabalhos de investigação científica (em desenvolvimento ou concluídos), relatos de experiência, revisão ou discussão conceitual.
  • O título do trabalho deverá ter no máximo 150 caracteres, autores e filiação institucional de cada autor.
  • O envio de propostas para Mesa Redonda (composta pelo resumo da mesa e os resumos individuais de 3 ou 4 apresentações) deverá ser acompanhado de título e resumo geral (tamanho máximo de 3000 caracteres), incluindo espaços e pontuação. Deve conter, obrigatoriamente: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Considerações Finais, de três a cinco palavras-chave, indicação de apoio financeiro (se houver), além dos resumos das apresentações de cada participante.

 

INSTRUÇÃO PARA ENVIO DE TRABALHO COMPLETO

Após a aprovação do resumo pela Comissão Científica, os autores dos trabalhos aprovados que quiserem publicar seus trabalhos em formato de capítulo de livro deverão realizar o envio do trabalho completo até 20 de abril de 2020.

COMUNICAÇÃO ORAL e PÔSTER: Acesse a ÁREA RESTRITA, utilizando login/senha para fazer upload do arquivo completo.

MESA REDONDA: O ARQUIVO COMPLETO deverá ser enviado por email para (marcia.evangelista@vipbrasileventos.com.br),

  • Os trabalhos enviados devem ser redigidos em português e conter, obrigatoriamente, um resumo em português.
  • O título deve ser centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito. Abaixo do título, o nome do(s) autor(es) centralizado e itálico, fonte 12. Abaixo o nome da Instituição (ou Instituições), também centralizado, fonte 10.
  • As seções devem conter os subtítulos: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências. Os subtítulos dessas Seções devem ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, maiúscula, negrito e alinhado à esquerda.
  • A seção Métodos deve ser subdividida em: Participantes, Procedimentos/ Instrumentos, Resultados e Discussão.
  • Os textos de cada Seção devem seguir a formatação: espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens de 2,5 cm, justificado.
  • Textos devem ser submetidos em extensão .doc ou .docx;
  • Tabelas e figuras (gráficos e imagens) devem constar no corpo de texto, mas necessariamente em formato editável.
  • As páginas não devem ser numeradas.
  • O título deve explicitar o(s) fenômeno(s) estudado(s) e a relação com o contexto de investigação.
  • O resumo deve ater-se às informações relevantes do manuscrito, destacando o contexto teórico do estudo, objetivo, método, resultados, discussão e conclusão. Deve conter de 1000 a 1500 incluindo espaços e pontuação, e de 3 a 5 palavras-chave.
  • A introdução deve destacar o estado da arte, propósitos e objetivos e potencial contribuição da investigação na área de conhecimento considerada.
  • As referências e formas de citação devem seguir as Normas de Publicação da APA: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem estar ativos e prontos para acesso imediato.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos seguirão a ordem cadastrada de autores e serão disponibilizados online em até 5 dias úteis após a realização do Congresso.
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • Os organizadores não se responsabilizarão pelos custos de transporte, inscrição, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação do trabalho.