Os cursos oferecidos pela ASBRo enquadram-se em duas categorias:
Cursos de Atualização Profissional (curta duração): cursos breves, com carga horária de seis a 20 horas, objetivando oferecer ao profissional de Psicologia conhecimentos básicos sobre técnicas de avaliação de personalidade em especial técnicas projetivas.
Cursos de Aprimoramento Profissional: cursos com carga horária mínima de 180 horas, organizado em diferentes módulos semestrais, com objetivo de oferecer estímulos à formação profissional quanto à aplicação de técnicas de avaliação psicológica, em especial técnicas projetivas, com ênfase no Psicodiagnóstico de Rorschach. Neste tipo de curso está prevista uma grade horária que inclui atividades teóricas, técnicas e práticas.
1. Os cursos autorizados estarão sob a responsabilidade do docente e da ASBRo
1.1. Poderão ser propostos cursos de curta duração (atualização profissional – carga horária de seis a vinte horas) e cursos de aprimoramento profissional (carga horária mínima de 180 horas).
2. Para os cursos de Atualização Profissional (curta duração):
2.1 As inscrições, emissão de lista de presença e acompanhamento da frequência é de responsabilidade do docente proponente. A ASBRo será responsável pela emissão dos certificados aos alunos com 80% de frequência no conjunto das atividades propostas. O valor dos cursos será definido pelo docente, em consonância com a ASBRo, quando da proposição do mesmo.O percentual do valor do curso a ser designado para a ASBRO será negociado a cada proposição e será objeto de um contrato formal entre as partes
2.2. Para os cursos de Aprimoramento Profissional:
2.2.1. Na primeira semana do curso, o docente enviará à ASBRo uma listagem dos alunos matriculados, contendo também informação sobre sua filiação a essa Associação, além da Ficha de Compromisso Mútuo devidamente assinada pelo docente e pelos alunos. Estes documentos devem ser solicitados à secretaria da ASBRo.
2.2.2. A ASBRo emitirá, ao final de cada módulo do curso e/ou por ocasião da conclusão do mesmo, um certificado de participação e/ou aprovação, a partir da relação dos alunos que freqüentaram o curso, encaminhada pelo docente responsável. Para tanto, o docente remeterá, ao final das atividades, uma lista de avaliação final (freqüências e notas) dos alunos.
2.2.3. O certificado do curso será oferecido apenas aos alunos (associados da ASBRo), com freqüência mínima de 75% nas atividades previstas, nota maior ou igual a 5,0 (cinco) na avaliação formal realizada pelo docente e que estiverem com as mensalidades do curso e anuidade ASBRo em dia.
2.2.4. O preço dos cursos será definido pelo docente responsável, em consonância com a ASBRo, no início de cada semestre.
2.2.5. O docente remeterá, mensalmente, um relatório de prestação de contas a ASBRo, conforme orientação e modelos contidos em formulários próprios a serem solicitados na secretaria da ASBRo. A não prestação de contas a ASBRo, mensalmente, comprometerá o credenciamento do docente e a emissão dos certificados aos alunos. Sem a devida prestação de contas, a ASBRo deixará de se responsabilizar pelo curso, comunicando aos alunos tal medida e não emitindo os respectivos certificados.
3. Os casos não previstos pelas atuais normas serão resolvidos oportunamente pela Diretoria da ASBRo.
Docentes Responsáveis
Prof. Dr. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez – USP
Profa. Dra. Thaís Cristina Marques dos Reis – USP/PUC-SP
Corpo docente
Profa. Dra. Terezinha de Carvalho Amaro – FMU
Prof. Me. Alfredo Mendes Chaves – USP/UNIP
Esp. Ruth Lasas Long – UNIP/INSTED
Administração
Esp. Patrícia Ribeiro da Cruz – Fac. Guarulhos
LOCAL
Colégio Rio Branco - Av. Higienópolis, 996, São Paulo
OBJETIVO GERAL
Oferecer noções básicas sobre a utilização do Rorschach Sistema de Avaliação por Performance – R-PAS, com a aplicação, codificação e interpretação
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PÚBLICO ALVO
METODOLOGIA
ESTRUTURA DO CURSO
INVESTIMENTO
DESCRIÇÃO DA CONTRAPARTIDA DA ASBRO
CRONOGRAMA
Dia 1:
Dia 2:
Dia 3:
BIBLIOGRAFIA
Básica:
Meyer, G. J., Viglione, D. J., Mihura, J. L., Erard, R. E., Erdberg, P. (2017) Rorschach Sistema de Avaliação por Desempenho: manual de aplicação, codificação e interpretação e manual técnico (D. R. Silva & F. K. Miguel, Trads.). São Paulo: Hogrefe. (Obra original publicada em 2011).
Bibliografia complementar:
Amaro, T.A. de C.; Hisatugo, C.L.C. (2019). Rorschach - O método: passado, presente e futuro. São Paulo: Hogrefe.
Conselho Federal de Psicologia (2019). Resolução 06: Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Resolução-CFP-n-06-2019-comentada.pdf
Mihura, J; Meyer, G.J. (2018). Uso do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach. (Tradução: Cecília Camargo Bartalotti; Revisão técnica: Giselle Pianowski). São Paulo: Hogrefe.
Searls, D. (2021). Teste de Rorschach. (Tradução de Cláudia Mello Belhassof) Rio de Janeiro: DarkSide Books.
Mini currículos
- Todos são participantes do Grupo Klex – Laboratório de Saúde Mental Multimétodo – Labsamm USP; e associados da ASBRo.
Andrés Eduardo Aguirre Antúnez
Professor da Disciplina obrigatória PSC1728 Introdução às técnicas projetivas Rorschach, TAT e CAT e da Disciplina optativa PSC3834 Rorschach: codificação e interpretação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Mestre em Saúde Mental com a dissertação "Estudo da personalidade de pacientes com glossodínia por meio do método de Rorschach e psicoterapia" (FAPESP), orientado por Latife Yazigi; Doutor em Ciências com a tese "Estudo da personalidade de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo por meio do Rorschach: estudo caso controle e estudo de casos" (FAPESP), orientado por Latife Yazigi e co-orientado por José Alberto Del Porto. Presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos – ASBRo e membro da International Society of the Rorschach and Projective Methods. Coordenador do Laboratório de Saúde Mental Multimétodo - Labsamm USP.
Thaís Cristina Marques dos Reis
Professora das Disciplinas obrigatórias de Método de Rorschach (PMIP-IV e PMIP-V) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada pela Universidade de São Paulo; Mestre em Ciências com a dissertação "Validação do Atlas do Rorschach no Sistema Compreensivo em amostra de pacientes com diferentes graus de comprometimento perceptivo" (FAPESP) pelo Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo, orientada por Latife Yazigi; Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo com a tese "Pensamento, percepção, estresse e distresse no Rorschach de estudantes da universidade pública com ideação suicida" (CAPES), orientada por Andrés Eduardo Aguirre Antúnez e co-orientada por Latife Yazigi. Vice-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos e membro editorial do Bulletin da International Society of the Rorschach and Projective Methods. Proficiente e aplicação e codificação pelo R-PAS.
Terezinha A. de Carvalho Amaro
Professora e Supervisora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, com o "Estudo clínico dos aspectos da personalidade e possível mudança do funcionamento psíquico do indivíduo decorrente da psicoterapia psicanalítica com o uso do Método de Rorschach Sistema Compreensivo" (FAPESP) sob a supervisão de Latife Yazigi. Pós-doutorado pela Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, com a dissertação "Avaliação dos aspectos da personalidade em pessoas idosas na cidade de São Paulo por meio do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach - R-PAS" com a supervisão de Regina Sonia Gattas Fernandes do Nascimento. Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, CAPES. Participante do Grupo Brasileiro de Trabalho, Estudos e Pesquisa com o Teste de Rorschach - Rorschach Treinamento. Membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos.
Alfredo Mendes Chaves
Mestre em Ciências pelo Programa de pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo, com a dissertação "O uso do R-PAS na avaliação da agressividade em estudantes com Transtorno da Personalidade Borderline" (CNPq) orientado por Andrés Antúnez e co-orientado por Giselle Pianowski. Doutorando pelo mesmo programa com a tese "A Eficiência da Avaliação Terapêutica em pacientes com depressão maior" orientado por Andrés Antúnez. Professor na disciplina de Técnica de Investigação em Personalidade - Rorschach na Universidade Paulista (Unip). Primeiro Tesoureiro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Especialista em avaliação psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia.
Ruth Lasas Long
Especialista na área de Avaliação Psicológica em diversos contextos: Forense, Obtenção de arma de fogo, Cirurgia Bariátrica, Psicossocial (NR33 e 35) entre outras áreas. Professora de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico no curso de Pós-Graduação pela UNIP e cursos paralelos pela CAEPSI. Pesquisadora convidada pelas Editoras Vetor e Nilapress com citações em Manuais. Membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos.
Patrícia Ribeiro da Cruz
Psicóloga formada na Faculdades Guarulhos. Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação. Credenciada na Polícia Federal para avaliações psicológicas para porte de arma de fogo. Credenciada no DETRAN/SP para avaliações psicológicas para candidatos à CNH, presta atendimentos Psicológicos em Libras na Integra Surdos Sorocaba. Membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos e da International Society of the Rorschach and Projective Methods.
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