PALESTRANTES


Andrés Eduardo Aguirre Antúnez
Alexandre Serpa
Ana Cristina Resende
Ana Paula Porto Noronha
Anna Elisa de Villemor-Amaral
Antonio Serafim
Caroline Tozzi Reppold
Daniela Sacramento Zanini
Deise Matos do Amparo
Denise Ruschel Bandeira
Erika Tiemi Kato Okino
Evandro Morais Peixoto
Fabiano Koich Miguel
Fernando Silberstein
Gabriel Vitor Acioly Gomes
Giselle Pianowski
Gisele Cristina Resende
Helena Rinaldi Rosa
Hilda Rosa Capelão Avoglia
Ignez Stefanini
Jean-Marie Barthélémy
Josemberg Moura de Andrade
Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo
Luciano Giromini
Lucila Moraes Cardoso
Maíra Stivaleti Colombarolli
Marcelo Augusto Resende
Marck de Souza Torres
Maria Cristina Barros Maciel Pellini
Michel Ternoy
Patrick Fontan
Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro
Sérgio Eduardo Silva de Oliveira
Sonia Liane Reichert Rovinski
Sonia Regina Loureiro
Sonia Regina Pasian
Tania Casado
Tatiana Gottlieb Lerman
Thaís Cristina Marques dos Reis
Walter Trinca
FECHAR

Ana Paula Porto Noronha

É psicóloga, Mestre em Psicologia Escolar, Doutora em Psicologia: Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com estágio pós-doutoral na Universidade do MInho, Portugal. Docente do Programa de Pòs-gradução Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Membro do CA Psicologia CNPq. Bolsista produtividade em pesquisa 1A do CNPq. Coordena o Laboratório de Avaliação de Características Positivas - LabC+.

FECHAR

Lucila Moraes Cardoso

Professora Adjunta do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Está na Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (CCAP/ CFP) desde 2017. É Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2, com experiência na área de Psicologia, estudando principalmente os Métodos Projetivos, Avaliação Psicológica infantil e Avaliação Terapêutica.

FECHAR

Daniela Sacramento Zanini

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona (Espanha), pós doutorado pela mesma universidade (2008) e Universidade do Porto (2020). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Membro da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Bolsista produtividade CNPq 2.

FECHAR

Caroline Tozzi Reppold

Psicóloga, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela UFRGS, pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco e pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho/Portugal. Professora titular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica/UFCSPA. Membro da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (CCAP/SATEPSI). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

FECHAR

Ana Cristina Resende

Psicóloga, Pós-doutorado em Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutora em Psicologia Clínica pela PUC do Rio Grande do Sul, Professora-adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC Goiás, Cordenadora da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica do IPOG Brasil. Integrante da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

FECHAR

Marck de Souza Torres

Doutorado em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor Adjunto da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa em Contextos Clínicos e Avaliativos certificado pela Universidade Federal do Amazonas no CNPq.

FECHAR

Hilda Rosa Capelão Avoglia

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos. Professora de Avaliação Psicológica e Supervisora de Estágios Curriculares em Triagem e Psicodiagnóstico no curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos. Pesquisas envolvendo avaliação psicológica, saúde mental, desenvolvimento da infância e adolescência em contexto de vulnerabilidade. Membro do GT Métodos Projetivos na Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP.

FECHAR

Gabriel Vitor Acioly Gomes

Professor Adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). É graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. É doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF) com área de concentração em Avaliação Psicológica. Realiza pesquisas com os Métodos Projetivos, principalmente com o Método de Rorschach, Teste de Zulliger e Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister.

FECHAR

Josemberg Moura de Andrade

com ênfase em avaliação psicológica (UnB), especialista em avaliação psicológica (CFP) e psicólogo (UFPB). Atualmente, é professor associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO), ambos no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É Bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq e membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (Satepsi/CFP). Possui Pós-doutorado na University of Hull no Reino Unido. Seus interesses de pesquisa incluem psicometria aplicada, avaliação da personalidade e avaliação educacional em larga escala.

FECHAR

Sérgio Eduardo Silva de Oliveira

É psicólogo (UNILAVRAS, 2009), especialista em avaliação psicológica (UFRGS, 2014, e CFP, 2021), mestre em psicologia (UFRGS, 2012) e doutor em psicologia (UFRGS, 2016). Fez estágio de doutorado na University of Minnesota sob supervisão do Prof. Dr. Robert Frank Krueger. Fez pós-doutorado na UFRGS (2017) e na USF (2023). É professor adjunto do Departamento de Psicologia Clínica (PCL) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PsiCC) da Universidade de Brasília (UnB). Na UnB é o fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica Clínica (NEAPSIC) e do Serviço de Avaliação Psicológica (SAPsi). É membro associado do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e integra o consórcio internacional de pesquisadores do modelo de taxonomia hierárquica de psicopatologia (modelo HiTOP). É membro e foi coordenador do Grupo de Trabalho Avaliação Psicológica e Psicopatologia (GT-APP) da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) entre 2018 e 2022. Atualmente, integra a Comissão Consultiva em Avaliação Psicologia (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

FECHAR

Tatiana Gottlieb Lerman

Psicóloga do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Trainee da Sociedade Brasileira de Psicoterapia Analítica (SBPA) - Formada pela PUC-SP, Especialista em Saúde Mental, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Atua na área de Psicodiagnóstico e Psicoterapia Psicodinâmica.

FECHAR

Denise Ruschel Bandeira

Doutora em Psicologia. Professora Titular do Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Grupo de Estudos, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica. Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

FECHAR

Alexandre Serpa

Professor do programa de pós-graduação em Ciências do Desenvolvimento Humano da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Avaliação Psicológica, Mestre em Educação e Especialista em Métodos Estatísticos Computacionais. Fundador da Metacognitiv. Membro do comitê de publicações da International Test Commission. Atua na aplicação de tecnologias da informação, inteligência artificial e psicometria no segmento de saúde e educação.

FECHAR

Anna Elisa de Villemor-Amaral

Graduada em Psicologia pela PUC-SP, com mestrado e doutorado em Ciencias pela UNIFESP/EPM e pós-doutorado na Universidade de Savoia, França. Professora Associada Doutora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Coordenadora do laboratório de Saude Mental (LAPSaM). Editora Associada da Revista Rorschachiana. Certificada pelo Therapeutic Assessment Institute, Texas, EUA.

FECHAR

Antonio Serafim

Professor de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica; Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica – LEANPSI e do Programa de Pós-graduação em Neurociências e Comportamento no IPUSP; Professor Supervisor do Programa de Psicologia e Psiquiatria Forense – NUFOR do IPq-HCFMUSP; Membro do GT – 35 Pesquisa em Avaliação Psicológica da ANPPE; Pesquisador Bolsa Produtividade do CNPq

FECHAR

Patrick Fontan

Presidente do International Rorschach Institute.

FECHAR

Sonia Liane Reichert Rovinski

Psicóloga – CRP 07/1792, Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Especialista em Criminologia (PUC-RS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS), Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela/ revalidado PUC-RS), pós-doutorado em Avaliação Psicológica (UFRGS-GEAPAP). Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do RS (1993-2013), atualmente atua como Assistente Técnica em processos de Vara de Família.

FECHAR

Evandro Morais Peixoto

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco USF. Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas com estágio doutoral PDSE desenvolvido na Université du Québec à Trois-Rivières - Canadá. Estágio pós-doutoral em Psicologia desenvolvido na USF. Professor visitante na Université du Québe à Montreal – Canada (2019-2020). Professor visitante na University of Ottowa – Canada (2023). Membro do GT Avaliação Psicológica em Psicologia Positiva e Criatividade na ANPEPP. Conselheiro do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2022-2025). Coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica CFP. É bolsista produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte e do Exercício – NuEPPEE/USF

FECHAR

Sonia Regina Pasian

Professora Titular da Universidade de São Paulo no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), onde exerce a função de Coordenadora do Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FFCLRP-USP (2016-2020), entre outras atividades administrativas na USP. Membro fundador da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), atuando como Editora Associada do periódico Journal of Personality Assessment. Especialista em Psicologia Clínica e em Avaliação Psicológica, atua em pesquisas de adaptação de instrumentos de avaliação psicológica ao contexto sociocultural brasileiro, com ênfase em métodos projetivos.

FECHAR

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Professor Associado III (livre docente) do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia. Professor subsidiário do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (desde 06/11/2020). Coordenador do Laboratório de Saúde Mental Multimétodo - LabSamm USP. Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista; Estágio no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Prof André Teixeira Lima - Franco da Rocha/SP (FUNDAP); Especialização em Psicologia da Saúde pela Escola Paulista de Medicina (CAPES), Mestrado em Saúde Mental (FAPESP), Doutorado em Ciências (FAPESP) e Pós-doutorado (FAPESP) em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale. Vice-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), filado à International Rorschach Society (IRS). Co-coordenador do Núcleo de pesquisa e laboratório Prosopon - USP. Membro do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, CIRF, Roma; Coordenador do Convênio Acadêmico Internacional entre IPUSP e Instituto Universitário ISPA, Lisboa, Portugal. Líder do Círculo fenomenologia da vida e da clínica na USP (2017). Professor honorário da Universidad Autónoma del Peru (2018). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - 2 (2019-2022). Colabora com Projeto FAPESP sobre os Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior. Coordenador do Projeto de Rede Internacional de Estudos Clínicos e Teóricos de Viktor Frankl pela USP, que conta com onze instituições internacionais.

FECHAR

Deise Matos do Amparo

Professora Associado I, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1996), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002) com Doutorado Sanduiche pela Université de Picardie Julies Verne (Michel Wawrzyniak - França), Pós-Doutorado na Université René Descartes - Paris V(2008) - Laboratoire de Psychologie Clinique et de Psychopathologie (François Marty - França), Projeto: ?Juventude e violência: dimensões psíquicas e sociais? Pós-Doutorado. Université Paris 13 (Jean Yves Chagnon - França) - Unité Transversale de Recherche Psychogenèse et Psychopathologie psychanalyse, anthroplogie ? UTRPP, projeto ?Adolescência e violência: psicopatologia e psicodinâmica de autores de auto e hetero agressão?. Pesquisa nas área de Saúde Mental, Psicopatologia e Psicodiagnostico; Personalidade e Método de Rorschach; Juventude e Adolescência em Situação de Risco Psicossocial, investigando principalmente os seguintes temas: psicopatologia, método de Rorschach, psicodiagnóstico, risco psicossocial, violência, adolescência. Presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos - ASBRO (2011/2014). Membro da ANPEPP, participante do GT - Desenvolvimento em situação de risco psicossocial (2003/2006) e do GT Métodos Projetivos no Contexto da Avaliação (2008-atual). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Saúde Mental Terapêuticas e Cultura. Membro integrante da Cátedra UNESCO "Juventude, Educação e Sociedade" (2006-2008). Professor Pesquisador Associado ao Laboratório (UTRPP) da Université Paris XIII _França . Tem vários artigos, capítulos de livros e apresentações em congressos publicados nos temas de interesse. É parecerista de revistas ciêntificas e consultora do CNPq, FAP- DF e FAPESP. Tem experiência profissional na área de saúde mental, psicanálise, psicologia clínica e avaliação psicológica.. Membro do Réseau Internationale de Recheche: Méthode Projective et Psychanalyse.

FECHAR

Erika Tiemi Kato Okino

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado (2002) e Doutorado (2009) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É psicóloga do Departamento de Psicologia da FFCLRP da Universidade de São Paulo. Colabora na supervisão de atividades práticas nas disciplinas Avaliação de Interesses e Habilidades, Métodos Projetivos, Técnicas Projetivas em Psicologia I e II, Psicodiagnóstico I e II, Avaliação da Inteligência e no estágio de Grupo de Socialização e promoção da saúde para pessoas da terceira idade. É consultora ad hoc da Revista Brasileira de Orientação Profissional, Paidéia, Revista Avaliação Psicológica, Estudos de Psicologia (Campinas), Revista da SPAGESP. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Orientação Profissional e Vocacional, Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) e estudos de adaptação de instrumentos de avaliação psicológica. Membro da Diretoria (2022-24) da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo).

FECHAR

Fabiano Koich Miguel

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) e especialização em Psicologia do Trânsito pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003). Concluiu mestrado (2006) e doutorado (2010) em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, com doutorado-sanduíche na Universidade de Évora (Portugal) e na University of Toledo (EUA). Tem experiência em clínica e na área acadêmica, atuando principalmente com os seguintes temas: construção de instrumentos, inteligência emocional e personalidade, testagem adaptativa informatizada. Foi professor associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no período 2010-2020, e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É parecerista ad hoc da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia, sendo também membro da Comissão em 2013. Foi pesquisador convidado na Università degli Studi di Torino (Itália) em 2015-2016 e na University of Toledo (EUA) em 2018, onde fez pós-doutorado. Participa do Grupo de Trabalho da ANPEPP (GT) Avaliação Psicológica e Psicopatologia

FECHAR

Gisele Cristina Resende

Doutora em Ciências/Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) em 2017. Mestre em Psicologia na Universidade Federal do Amazonas em 2011. Pós-graduação (Lato-Sensu) em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2001. Graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em 1999. Trabalhou como psicóloga clínica, escolar e na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Manaus (no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Leste - CAPSi). Atualmente é Professora Adjunta na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui interesse na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento Humano e Orientação Profissional e de Carreira. Integrante do GT Carreiras: informação, orientação e aconselhamento da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Associada à ASBRo - Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Associada à ABOP - Associação Brasileira de Orientação Profissional. Atualmente cursa o Pós-Doutorado na Universidade de Brasília (UnB) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar.

FECHAR

Helena Rinaldi Rosa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000 e 2006). Atualmente é Professora livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, em Avaliação Psicológica. É professora na Graduação e Pós-Graduação do curso de Psicologia e orientadora de mestrado e doutorado. Participa de projetos e de serviços de atendimento à comunidade, em especial junto a pessoas em vulnerabilidade social. Coordenadora do Serviço de Aconselhamento Psicológico e supervisora de estágios. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: teste R-2 teste não verbal de inteligência, Desenho da Figura Humana, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, triagem, psicoterapia, Psicologia da Saúde e atendimento psicológico.

FECHAR

Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), Mestrado (1984), Doutorado em Psicologia Clínica (1992) e Livre Docência em Psicopatologia (2004) pela Universidade de São Paulo. Professora Associada III do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atua na Graduação e na Pós Graduação (Orientadora de Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado).Coordena o Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do IP USP. .É Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cadeira 23) Membro da Red Global de Práctica Clínica (RGPC) (Rede Global de Prática Clínica )da Organização Mundial de Saúde . Atualmente é responsável por Convênios Acadêmicos Internacionais com Portugal e Espanha. Professora colaboradora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilha. Membro do Conselho do Departamento de Psicologia Clínica e da Congregação, coordena o Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social do IPUSP (APOIAR), onde desenvolve projetos de atenção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e submetidas à violência intrafamiliar, coordenando convênios com organizações governamentais (Secretaria da Justiça e Secretaria da Saúde - no Programa do Adolescente e no Programa Auto Estima) e não governamentais. Desde 2020 coordena o APOIAR ONLINE que oferece atendimentos psicológicos online à população geral, incluindo pessoas de estados brasileiros, com a colaboração de professores, estudantes de pós graduação e terapeutas voluntários , É responsável por pesquisa na Chamada Conjunta de Projetos de Pesquisa USP-Universidade de Lyon 2., na USP; e por pesquisa aprovada no Programa Aprender na Comunidade. Coordena grupos de pesquisa junto ao CNPq, em especial: Manifestações do Sofrimento Humano: avaliação compreensão e formas de intervenção.. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e é autora de livros e capítulos de livro em áreas de sua experiência, entre estes, de manuais de testes psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), como o CAT- A, CAT-H, SAT . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica social (violência contra crianças e adolescentes), Psicodiagnóstico, Técnicas Projetivas, Psicopatologia, Crianças e Adolescentes, Psicoterapia Psicanalítica, presencial e online.

FECHAR

Maíra Stivaleti Colombarolli

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Especialização em Avaliação Psicológica (2015) e Neuropsicologia (2018). Atualmente, é aluna de Doutorado Direto pelo Programa de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), em cotutela com a Università degli Studi di Torino (Itália). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas em Psicologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Tradução e adaptação de medidas, Psicodiagnóstico, Avaliação Neuropsicológica, Método de Rorschach, Psicologia Cognitiva, Neurociências Afetivas, Obesidade e Transtornos Alimentares. É membro do Centro de Pesquisa em Psicodiagnóstico (CPP) da FFCLRP-USP e colaboradora do Núcleo de Pesquisas do AMBULIM (IPq-HFMUSP), associada ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo) e da Society of Personality Assessment (SPA).

FECHAR

Maria Cristina Barros Maciel Pellini

Psicóloga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - IP/USP (2006),Mestre em Psicologia (1999), Lato Sensu em Administração de Recursos Humanos - UNIP (1993), Especialização no Método de Rorschach - Sociedade Rorschach de São Paulo (1988), Licenciada e Graduada em Psicologia - FMU (1985). Atualmente é professora adjunta e Coordenadora Auxiliar da Universidade Paulista do Curso de Psicologia. Experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando e pesquisando os seguintes temas:Psicologia e formação, Método de Rorschach, Avaliação psicológica, Ética Profissional, Psicologia na interface com a justiça. Autora de livros e artigos. Ex Conselheira do CRPSP gestões: 1995-1998, 2004-2007 e 2007- 2010 acompanhando principalmente temas relevantes como: avaliação psicológica, questões éticas, na prática profissional, psicologia jurídica, porte de arma. Atualmente é membro da Comissão de Ética do CRPSP.

FECHAR

Sonia Regina Loureiro

Docente Sênior da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Orientadora junto ao Programa de Pós - Graduação em Saúde Mental - FMRP-USP (Conceito 7 CAPES) .Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto , Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo . Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica e Hospitalar .Ex Coordenadora do Serviço de Psicologia junto ao Hospital das Clínicas da FMRP- USP. Ex- coordenadora do Serviço de Psicologia junto a Psiquiatria do HCFMRP-USP. Ex-coordenadora do Programa de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas da FMRP-USP - Psicologia Saúde Mental . Membro do GT da ANPEPP -Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Desenvolve pesquisas na área de Tratamento e prevenção psicológica sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, depressão materna, interações familiares, avaliação psicológica , crianças e comportamento. Presta assessoria a Agências de Fomento e consultoria à diversas revistas científicas. Membro da Coordenação Científica junto a FAPESP- área - Ciências Humanas ? Psicologia.

FECHAR

Tania Casado

Tania Casado concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 1998. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Publicou 7 artigos em periódicos especializados e 30 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros publicados. Orientou 8 dissertações de mestrado, além de ter orientado 2 trabalhos de iniciação científica e 35 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Psicologia e Administração. Recebeu 22 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. Em suas atividades profissionais interagiu com 98 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comportamento Organizacional, Tipos psicológicos, Carreira, Administração de Recursos Humanos, Motivação, Psicologia. Gerado pelo Sistema Interlattes CV-Resume

FECHAR

Thaís Cristina Marques dos Reis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004) com iniciação científica financiada pelo CNPq, especialização em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2010) com bolsa FAPESP e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2022) com bolsa CAPES. É membro do GT Métodos Projetivos nos Contextos da Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo) no biênio 2022-2024, como segunda secretária. É membro do Bulletin Board da International Society of the Rorschach and Projective Methods como Creativity and Design Assistant. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia, Rorschach, avaliação psicológica, suicídio.

FECHAR

Luciano Giromini (Itália)

SÚMULA CURRICULAR

1) Formação
Ano Título ou atividade Instituição
2004 Graduação em Psicologia Universidade Milano-Bicocca, Itália
2012 Doutorado em Psicologia Social, Cognitiva e Clínica Universidade Milano-Bicocca, Itália

2) Histórico profissional
2015-2018: Instructor of “Rorschach – Evidence Based” at the undergraduate program of the University of 4 Turin – Italy, Department of Psychology.
2014-2015: Professor of “Methods and Statistics for Research in Psychology” at the Ph.D. program in Psychological, Anthropological and Educational Sciences, University of Turin – Italy.
2014-2015: Instructor of “Assessment of Psychopathology” at the undergraduate program of the University of Turin – Italy, Department of Psychology.
2013-2014: Professor of “Introduction to Statistics” (PSY2002) at the Undergraduate Department of the Alliant International University – San Diego.
2013-2014: Professor of “Introduction to Psychology” (PSY1101) at the Undergraduate Department of the Alliant International University – San Diego.
2010-2014: Statistics Tutor for the Academic Support Center (ACS) of the Alliant International University of San Diego, California.
2008-2010: Instructor for the Online University of Milan–Bicocca, Faculty of Psychology. Courses: 1) Measures in Psychology; 2) Multivariate Data Analysis
2008: Instructor for the PhD program in Educational Sciences, University of Turin (Italy). Course: Statistics and Psychometrics in Psychology (30 hours)
2007-2009: Integrative Activities Instructor for the University of Milan–Bicocca (Italy), Faculty of Psychology. Courses: 1) Multivariate Data Analysis; 2) Psychometrics
2006-2009: Integrative Activities Instructor for the University of Milan–Bicocca (Italy), Faculty of Psychology. Course: Statistics for Research in Social Sciences
2005-2006: Integrative Activities Instructor, for the I.U.L.M. University of Milan (Italy), Faculty of Economics. Course: Statistics for the Evaluation of Service

FECHAR

Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Cuiabá (1994), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2010) e título de Especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia (2020). É professora associada do Curso de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordena o Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos das áreas de ciências humanas e sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso - CEP/Humanidades. É colaboradora na Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho Regional de Psicologia da 18a. região. É membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), membro do Internacional Society of the Rorschach and Projective Methods IRS) e membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo).Tem experiência na área de Psicologia Clínica, na abordagem psicanalítica, com crianças e adolescentes e Avaliação Psicológica Clínica. Atualmente tem realizado pesquisas com os seguintes temas: violência, violência sexual, alienação parental, avaliação psicológica, método de Rorschach e outros métodos projetivos.

FECHAR

Walter Trinca

Graduou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo em 1969. Desenvolveu seu mestrado em Psicologia Clínica, sobre o tema “Interpretações de aspectos das teorias psicoterápicas de Freud e Rogers”, obtendo o título de mestre em 1970. Desenvolveu sua tese de doutorado, também na USP, sobre o tema “O desenho livre como estímulo de apercepção temática”, obtendo o título de doutor em 1973. Em 1982, foi aprovado em concurso de Livre-Docência no IPUSP com a tese “Formas de pensamentos clínicos em diagnóstico da personalidade”. Em 1985, recebeu o título de Professor Adjunto. Em 1988, tornou-se Professor Titular junto ao Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, por concurso de títulos e provas.

Em 1984, foi qualificado como psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, da qual é Membro Efetivo. É Membro Efetivo da International Psychoanalytical Association. Em 1977 recebeu diploma do Conselho Federal de Psicologia por relevantes serviços prestados à classe dos psicólogos. Em 1978, recebeu diploma de “Honra ao Mérito” e, em 1979, Medalha “Centenário da Psicologia Científica”, ambos do Conselho Regional de Psicologia (6ª Região). É Titular da Cadeira nº 40 da Academia Paulista de Psicologia. É especialista em pesquisa, tendo orientado e supervisionado cerca de 80 projetos; entre os projetos próprios, contribuiu para a metodologia do diagnóstico psicológico, da psicoterapia e da psicanálise. Foi idealizador do Procedimento de Desenhos-Estórias e do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias, que contam com mais de 200 teses e dissertações realizadas a seu respeito ou com seu emprego (www.desenhos-estorias.com). Publicou mais de 130 trabalhos científicos em revistas especializadas, anais de congressos, capítulos de livros e outros. Tem 23 livros publicados como autor ou organizador. Coordenou o Programa de Pós-Graduação na área de Psicologia Clínica de 1988 a 1992.

FECHAR

Giselle Pianowski, Ph.D

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), integrante do Research and Development Group (RDG) do R-PAS e vice-coordenadora do Laboratório de Saúde Mental Multimétodo (LabSaMM) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Possui foco de pesquisa na avaliação da personalidade, com destacado interesse em pesquisas e docência relacionadas ao Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS). Giselle Pianowski trabalha com o teste de Rorschach desde 2004 e concentra esforços científicos para o desenvolvimento do R-PAS desde seu lançamento, em 2011. Sua carreira tem sido fortemente dedicada à contribuição de medidas baseadas em desempenho no contexto de avaliação multimétodo, com destaque na aplicabilidade e cientificidade do R-PAS.

FECHAR

Jean-Marie Barthélémy

Professor Honorário de Psicopatologia e Psicologia Clínica da Universidade de Savoie Mont Blanc

Presidente da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale

Publicou sua tese de doutorado:
Análise fenomeno-estrutural no estudo psicológico dos alcoólatras - A experiência do tratamento e a contribuição dos poetas, 2 volumes, 924 p., Edições Érès, Toulouse, 1987

Publicou com Michel Ternoy “O método fenomeno-estrutural aplicado ao Rorschach: tempo implícito e tempo derivado”, em: Psicologia clínica e projetiva, 100 anos de psicologia projetiva com H. Rorschach, 29-2021/1, pp 69 a 91, Éditions Ères, Toulouse, 2021

Membro da Sociedade Francesa de Psicopatologia da Expressão e da Arteterapia.

FECHAR

Michel Ternoy

Michel Ternoy é licenciado (DESS) em psicologia clínica e psicopatologia, Doutor em Letras e Ciências Humanas (Lille III, 1997; o título da sua tese é "Rorschach, sonho dirigido e expressão grafo-pictórica no estudo fenômeno-estrutural nas alucinações").

Depois de quatro anos (1969-1973), como psicólogo, no setor de crianças em dificuldade, trabalhou, ainda como psicólogo, em serviços de psiquiatria de adultos (EPSM de Saint-Venant em Pas-de-Calais), de 1973 até sua aposentadoria em 2009. Em conjunto com a sua atividade clínica e em conjunto com ela, realizou pesquisas em psicopatologia, como pesquisador clínico, como professor na universidade (Lille III, Reims Champagne Ardennes, Amiens) docente e depois como professor associado . No hospital, de 1973 a 2009, liderou uma “oficina grafo-pictórica de livre expressão” aberta a grupos de pacientes psicóticos.

Michel Ternoy é também o fundador e chefe desde 1977 do "Grupo de estudo e pesquisa R.I.L. (Rorschach, Imagens, Linguagem) em psicopatologia ligada às práticas profissionais" que se reúne regularmente em torno da análise de casos clínicos.

Membro das Sociedades Francesa e Internacional de Psicopatologia da Expressão, sempre se interessou por produções pictóricas, gráficas, escritas, linguísticas, etc. pacientes psicóticos e além, criadores de arte externa. É nestes vaivéns entre a psicopatologia e a expressão que se traçou um dos eixos principais da sua investigação, dando origem a comunicações em congressos, algumas materializadas em artigos (Boletim de psicologia n° 386, n° 434, n° 439 , Revue de Psychiatrie et de Psychologie Médicale Francesa nº 80, nº 99 e outras revistas mais “confidenciais” ou estrangeiras, particularmente argentinas e brasileiras).

FECHAR

Marcelo Augusto Resende

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985)

Formação em psicanálise pelo Instituto de Estudos Psicanalítico - IEPSI (1985-1993)

Pós-graduação em Perícia Técnico-Consultiva do Judiciário pela Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC (1998)

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004)

Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016)

FECHAR

Fernando Silberstein (Argentina)

Universidad de Buenos Aires | UBA - Department of Arts

Doctor en Psicología por la Universidad de Lyon 2 (Francia), profesor titular de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires y de la Universidad Nacional de Rosario, cofundador y Presidente de ADEIP, Asociación Argentina de Estudio e Investigación en Psicodiagnóstico, editor de la revista Psicodiagnosticar, editor asociado de la revista Rorschachiana, curador asociado del museo y archivo Rorschach. dependiente de la Sociedad Internacional de Rorschach, ex member-at-large del Comité Ejecutivo de la Sociedad Internacional de Rorschach, ex vicepresidente de Alar. Autor de cuatro libros, de numerosos artículos y de cerca de dos centenares de ponencias en congresos. Presidente International Society of the Rorschach

FECHAR

Ignez Stefanini

Possui graduação em Psicologia pela Faculdades Unidas de Mato Grosso(1991), especialização em Gestão Avançada em Recursos Humanos pela Universidade Católica Dom Bosco(1996), especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Regional de Psicologia(2002) e mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco(2003). Atualmente é Psicólogo da Sociedade Beneficente de Campo Grande Santa Casa, Sócia - Propietária do Lavoro Consultoria Empresarial e Treinamento e Desenvolvimento Pessoal do Fundação Carmem Prudente. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Atuando principalmente nos seguintes temas:AIDS; Qualidade de Vida; Profissionais da Saúde.