TRABALHOS

Envio de Trabalhos

  • Serão aceitos resumos de trabalhos de investigação científica (em desenvolvimento ou concluídas), relatos de experiência, revisão ou discussão conceitual.
  • Os trabalhos deverão versar sobre o tema da avaliação psicológica, com ênfase nos métodos projetivos.
  • Os resumos devem ser inscritos no site do congresso, em um texto contendo de 1500 a 3000 caracteres com espaços. Devem conter: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Considerações Finais.

EIXOS TEMÁTICOS

  • Avaliação psicológica inclusiva
  • Avaliação psicológica no contexto clínico
  • Avaliação psicológica no contexto da orientação profissional/vocacional
  • Avaliação psicológica no contexto da saúde e/ou hospitalar
  • Avaliação psicológica no contexto do trânsito
  • Avaliação psicológica no contexto escolar/educacional
  • Avaliação psicológica no contexto jurídico
  • Avaliação psicológica no contexto organizacional
  • Avaliação psicológica por meio remoto
  • Ensino e formação em métodos projetivos de avaliação psicológica
  • Estudos psicométricos com métodos projetivos
  • Psicopatologia, saúde mental e avaliação psicológica

 

CATEGORIA DOS TRABALHOS

  • PÔSTER

Formato: máximo de 120 cm (comprimento) X 90 cm (largura)
As sessões de pôsteres serão organizadas por eixos temáticos, nos dois primeiros dias do evento. O apresentador deverá fixar o seu pôster às 9h00 no dia designado e estar disponível para apresentar seu trabalho em horário a ser definido pela comissão. O pôster deverá conter introdução, método, resultado e considerações finais e deverá seguir o padrão de 1,20m x 0,90cm. Todos os participantes podem submeter resumos para apreciação da Comissão Científica até data a ser oportunamente divulgada.


  • MESAS REDONDAS

A Mesa Redonda consiste na discussão de um mesmo tema sobre diferentes perspectivas, abordagens teórico-conceituais ou aplicações práticas no campo profissional da avaliação psicológica com ênfase nos métodos projetivos, sem incluir dados empíricos de pesquisas, por três participantes com título de doutor que representem duas ou mais instituições.
O coordenador deverá enviar um resumo geral da proposta de Mesa Redonda, conjuntamente com os resumos das três exposições.


  • SIMPÓSIOS

O Simpósio deve necessariamente envolver a apresentação de dados de pesquisas recentes, por três participantes com título de doutor que representem duas ou mais instituições. Os participantes apresentam contribuições complementares e relevantes para a avaliação psicológica, com ênfase nos métodos projetivos, sobre um mesmo tema.
O coordenador deverá enviar um resumo geral da proposta do Simpósio, conjuntamente com os resumos das três exposições.


  • SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL: TEMAS LIVRES

Trata-se de uma proposta individual de trabalho. Os trabalhos propostos poderão ser resultados de pesquisa (com introdução, método, resultado e considerações finais) ou um ensaio acerca de um tema. As apresentações individuais serão de 15 minutos. Ao final das apresentações individuais, haverá um tempo para debate, completando uma duração total de uma hora e trinta minutos.

 

DATAS LIMITE PARA ENVIO DE PROPOSTAS
Submissão de resumos Até 20 de fevereiro 2024
Resposta da submissão Até 20 de março de 2024
Envio do texto completo (para composição do livro eletrônico) Até 08 de abril de 2024
Prazo final da revisão do texto completo Até 15 de abril

Não está prevista a prorrogação dos prazos.

 

NORMAS DE ENVIO E DE APRESENTAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS

  1. A inscrição dos trabalhos deverá ser feita por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site do evento;
  2. O proponente do trabalho deverá estar inscrito no congresso. No caso de simpósio ou mesa redonda todos os apresentadores deverão estar inscritos no congresso;
  3. Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado, ficando sob a responsabilidade do autor principal a reprodução e distribuição dele;
  4. A lista de trabalhos aprovados será disponibilizada no site do evento;
  5. O dia e horário da apresentação do trabalho serão comunicados ao proponente pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição no Congresso;
  6. Os resumos avaliados e aceitos pela Comissão Científica serão publicados no Livro de Resumos do evento;
  7. Os autores dos resumos, caso se interessem, podem enviá-los em forma de texto completo para eventual publicação em livro digital. Para isso, deverão enviar seus textos completos impreterivelmente na data prevista (junto com os respectivos resumos). Caso sejam aprovados pela Comissão Científica, estes trabalhos comporão o Livro Digital do XI Congresso ASBRo.
  8. Para envio dos resumos e textos completos os autores deverão atender às condições definidas pela Comissão Científica, abaixo estabelecidas.

 

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE RESUMOS (MESAS REDONDAS, SIMPÓSIOS, COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTERES)

Cada proposta deverá contemplar os seguintes quesitos:

  1. O resumo do trabalho deve utilizar Fonte Times New Roman, corpo 12 pt, espaço 1,5 entre linhas, sem recuo de parágrafo e com alinhamento justificado;
  2. No topo da página, alinhado à esquerda, o autor deverá indicar o eixo temático no qual se classifica o trabalho e a definição da modalidade de apresentação solicitada;
  3. O resumo deverá incluir obrigatoriamente título do trabalho (tamanho máximo de 100 caracteres); autores e filiação institucional de cada;
  4. O nome do responsável em fazer a apresentação deverá estar destacado e na ausência desta indicação entende-se que o autor principal será também apresentador;
  5. O texto do resumo deverá ter entre 1500 e 3000 caracteres e incluir: introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões.
  6. Devem ser apresentadas três palavras-chave;
  7. O envio de propostas para mesas-redondas deverá ser acompanhado do resumo da mesa (tamanho máximo entre 1500 e 3000 caracteres), além do resumo da apresentação de cada participante.
  8. E-mail de contato: no final do resumo, o autor-apresentador deve incluir seu endereço de e-mail para contato

 

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHO COMPLETO

  1. O trabalho completo deve ser digitado em margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, em número máximo de 15 páginas, incluindo o resumo, o texto e as referências bibliográficas no padrão APA, em PDF;
  2. O arquivo deverá ser enviado (upload) até a data limite divulgado no site por meio do sistema de cadastro de propostas. Serão publicados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica.
  3. Em função dos prazos necessários, sugerimos fortemente que os autores já tenham seus textos completos organizados quando da submissão do resumo.

Envio do texto completo: Até 05 de abril 2024